Como fazer fantasia de Halloween para crianças?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O Dia das Bruxas é super empolgante porque envolve doces e travessuras e também ideias de fantasias. Mas, uma dúvida que surge nos pais é: como fazer uma fantasia de Halloween?

| +  Veja como conseguir bolsas de estudos com o Melhor Escola

As fantasias, sem dúvidas, acabam se tornando o tema que mais chama a atenção entre as crianças, já que desperta a imaginação e boas memórias. Neste artigo vamos te explicar o passo a passo para você preparar uma. Confira.

Um pouco de história: a origem do Halloween

O Halloween é comemorado no dia 31 de outubro e é visto mundialmente como um feriado característico dos Estados Unidos.

A palavra "Halloween" tem sua origem na expressão escocesa "All Hallows' Eve", referente à véspera do Dia de Todos os Santos até o século XVI, quando se celebrava em 1º de novembro. Além disso, a celebração do Dia das Bruxas tem duas origens entrelaçadas ao longo da história: uma pagã e outra cristã.

Os estudiosos rastreiam as raízes do Halloween até um evento do calendário celta irlandês chamado Festival de Samhain, cujo significado é "fim do verão". O Samhain tinha uma duração de três dias, começando em 31 de outubro, e era dedicado à veneração do "Rei dos Mortos". Pesquisas recentes indicam que o festival comemorava a fartura de alimentos pós-colheita e incorporava rituais com fogueiras como parte de seus simbolismos.

Por volta do século VIII, o Papa Gregório III alterou a data da celebração do Dia de Todos os Santos de 13 de maio para 1º de novembro, coincidindo com o Samhain. Com o objetivo de "cristianizar" o festival celta, a comemoração do Dia de Todos os Santos foi estabelecida como obrigatória. Como resultado, as celebrações cristãs dos santos e o Samhain se fundiram.

A  comemoração do Halloween chegou ao continente americano durante a época da "Grande Fome" na Irlanda, quando muitos foram para os Estados Unidos, levando consigo suas histórias e tradições. Segundo a lenda, no Dia das Bruxas, em 31 de outubro, a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos enfraquece, permitindo a abertura de um portal para que os espíritos possam entrar nos corpos e ganhar vida. Para confundir as almas malignas, as pessoas usavam fantasias assustadoras, originando assim a tradição de se fantasiar.

Agora que aprendemos um pouco mais sobre o Halloween, vamos às atividades escolares que podem ser desenvolvidas com a temática:

As melhores dicas de como fazer fantasias de Halloween

Você não precisa gastar muito em fantasias prontas para as crianças, pois pode criar uma vestimenta assustadora ou encantadora em casa. Acompanhe nossas dicas para produzir uma fantasia incrível para o Halloween.

1. Escolha um Tema:

Comece escolhendo um tema para a fantasia das crianças. Esse é o momento de você perguntar para ela do que ela gostaria de se vestir. Algumas dicas e sugestões que você pode dar para eles são: vampiro, bruxa ou zumbi, ou ser mais original, como um personagem do filme ou desenho animado favorito.